Visitantes

contador grátis

8 de jul de 2010

Resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre a atuação dos psicólogos no sistema prisional.

Uma nova e polêmica situação. Uma nova resolução do Conselho Federal de Psicologia (publicada recentemente), muda completamente a atuação do psicólogo no sistema prisional. A atuação psicológica sugere um papel mais social, no âmbito da "reinserção" social, e não mais de avaliador.
Os psicólogos no estado (e também devem estar em outros), que trabalham no sistema penitenciário,estão discutindo a questão, e refletindo sobre a nova conduta profissional. Os psicologos não podem mais realizar as avaliações jurídicas, e aqui inclue-se o exame criminológico.

4 comentários:

  1. Olá,
    sou aluna de psicologia e me interesso muito pela Psicologia Jurídica. Gostaria de saber se você poderia me mandar alguns link que falem sobre essa nova resolução do Conselho Federal de Psicologia para o meu e-mail (lubertrami@hotmail.com).
    Desde já, grata.
    Luisa.

    OBS.: Parabéns pelo blog! Estou sempre lendo as coisas que você posta!

    ResponderExcluir
  2. oi querida, obrigada por comportilhar, enviarei para o seu email, e aqui posto para demais interessados no conteúdo.

    beijos

    http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/resolucao2010_009.pdf

    ResponderExcluir
  3. CONSIDERO DESASTROSA A MEDIDA UNILATERAL TOMADA PELO CFP NO SENTIDO DE RESTRINGIR O PAPEL DO EXAME CRIMINOLÓGICO, BEM COMO DE SUA PROIBIÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Olá Karine, sou estudante do quinto ano de Psicologia em Cascavel, estou desenvolvendo meu TCC na área do sistema prisional, especificamente na atuação do psicólogo jurídico dentro do sistema prisional, englobando a área de psiquiatria forense, envolvendo também a questão do exame criminológico, nesta semana vi a matéria sobre o mesmo na revista contato, gostaria de saber se você poderia ajudar com alguns materiais da área, Não pude deixar de ver que você também é psicóloga da penitenciária de Foz, o que animou muito, pois se possível gostaria de estar indo a campo ali. (sindyjerusa@gmail.com) desde já agradeço
    Sindy

    ResponderExcluir