Visitantes

contador grátis

15 de jun de 2010

Yes de La Taille e a Psicologia da Moral


http://ongpoint.blogspot.com/2008/09/educao-consumo-e-infncia.html

Quando iniciei as aulas no Anglo, a Lisbeth, coordenadora, me levou até a biblioteca para conhecer o material disponível. Infelizmente havia pouco, ou quase nada de Psicologia Jurídica, visto ser uma matéria que agora está sendo oferecida na faculdade. Mas, fiquei pesquisando, e encontrei algo que podia interessar, e assim conheci um pouco do trabalho de Ives de La Taille,sobre Psicologia da Moral, num dvd educativo. La Taille é psicólogo, doutor e professor da USP, educador.
Desconhecia que a Psicologia já tinha algo teórico sobre a temática, tão importante no universo psi, e também para as áreas de Direito, Sociologia e Educação. No dvd, ele dá uma AULA, fantástica, sobre o tema. Parte da teoria piagetiana. E olha que eu não simpatizava muito com Jean Piaget, mas ele faz uma leitura maravilhosa, levando-nos a compreender o desenvolvimento da moral. Descreve que a formação da moralidade, passa pelas esferas intelectual e afetiva.Fala sobre moral e ética. Um trecho que não sairá do meu pensamento, é que, segundo ele, precisamos de "boas regras e boas pessoas", para internalização dos valores, e no segundo aspecto a nossa sociedade tem pecado bastante, daí o resultado diante de tanta imoralidade e comportamentos anti-sociais.
E eu desconhecia que ele já tem alguns trabalhos importantes publicados, em revista, e livros como:





Boa sugestão para o trazermos para uma palestra e discussão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário