Visitantes

contador grátis

5 de jun de 2010

Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu



É claro que eu não poderia deixar de incluir um post sobre o meu local de trabalho! Até porque foi ele quem me apresentou ao universo da Psicologia Jurídica, onde tudo começou a ter outro significado na minha carreira profissional.


"A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, inaugurada em 19 de julho de 2002, foi construída nos moldes de uma prisão americana, destina-se a presos do sexo masculino que cumprem pena em regime fechado. Sua capacidade é para 496 presos, distribuídos em 124 celas de 7,41m² cada.
O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
O custo total, incluindo projeto, obra e equipamentos, foi no valor de R$ 11.400.000,00, provenientes do tesouro do Estado.
As celas pré-moldadas, construídas com uma estrutura de concreto de alta resistência, extremamente seguras, não permitem a abertura de túneis, dificultando fugas.

A Penitenciária possui painéis de controle de segurança dos mais modernos, onde todas as portas são automatizadas e é possível controlar a segurança até de fora do prédio de carceragem. Se o painel que fica dentro da Penitenciária for desligado numa rebelião, o externo é imediatamente acionado e é impossível que alguém fuja do local.
A segurança externa é efetuada pela Polícia Militar e a segurança interna pelos Agentes Penitenciários, contando com os seguintes recursos e equipamentos:
• Portões automatizados;
• Quadrante suspenso;
• Monitoramento para câmeras de vídeo;
• Sistema de alarme e som (sirenes eletrônicas);
• Detector de metais (fixo e móvel); Rádios transreceptores.



Estrutura Física
• Área do terreno: 33.840m²
• Área construída: 5.800m²
• Capacidade de: 496 presos
• Celas: 124

Diretor: Ivan Vidal Graczyk
Vice-Diretor: Senio Abdon Dias Junior

Não posso deixar de dizer, que nossa primeira diretora e mestre, foi Margarete Rodrigues, Psicóloga do DEPEN (já aposentada, mas que continua a atuar, inclusive em outros estados). E Alexandre Calixto da Silva, seu sucessor, que permaneceu durante anos e hoje dirige o CDR (Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu).

http://www.depen.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33

O Objetivo maior do DEPEN é cumprir as disposições da LEP, e através da execução da pena, evitar a reincidência criminal.


Nosso DEPEN - PR é coordenado por Cezinando Vieiras Paredes

No Paraná, temos ainda a Escola Penitenciária do Estado (ESPEN), responsável pela filosofia e política, além da capacitação de profissionais.
Coordenada por Sônia Monclaro Virmond.

A Divisão de Serviços Técnicos (DIST), tem seus trabalhos coordenados por Priscila Budeisk (também psicóloga!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário